terça-feira, 23 de julho de 2013

REUNIÃO ANUAL SBQ-SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA

A Sociedade Brasileira de Química ( SBQ) - No site:http://WWW.sbq.org.br

Em sua 30a Reunião Anual, exibiu a seguinte matéria cujo tema é importantíssimo para todas (os)Brasileiras(os).Esse documento é público.

“Atividades antimicrobiológicas dos extratos e frações obtidos da casca da Himathantus Sucuuba.”
Drielly C. da Silva1(IC), Alcides L. Santos1(IC), Dymile G. Moreira1(IC), Ilmar B. Graebner*1(PQ), Délcio D. Marques1(PQ), Anelise M. Regiani1(PQ), Luis C. Morais1(PQ), Rogério A. Sartori1(PQ),Edson L.Marcon1(PQ), Sheyla M. de A. Ribeiro2(PQ).

- Departamento de Ciências da Natureza - UFAC-Departamento da Saúde – UFAC -

Palavras Chave: Sucuuba, sucuba, antimicriobiana.
Introdução
Os produtos fitoterápicos têm sido amplamente utilizados pela população, devido seu baixo custo e boa acessibilidade, no entanto estes devem ser estudados a fim de se obter um diagnóstico mais seguro.
A espécie Himathantus Sucuuba é da família Apocinaceae, ocupa praticamente todas as
formações florestais do norte do Brasil. É conhecida popularmente como sucuba, janaguba, bellaco caspi,sucuuba.Sua casca exsuda látex medicinal e venenoso, anti-helmíntico. A casca também é utilizada contra diversos males estomacais, hemorróidas e anemia. Esse uso, se inadequado, pode causar efeitos colaterais.O objetivo deste trabalho é ampliar o conhecimento fitoquímico da casca dessa espécie, realizando testes de atividade antimicrobiana com os extratos,frações e metabólitos obtidos através da extração com diferentes solventes orgânicos.
Resultados e Discussão
Para esse trabalho foram coletados 5438 gramas de casca da H. Sucuuba, o qual passou pelos processos de secagem em estufa a 50ºC, trituração, e infusão em etanol 98ºGL. O extrato etanólico bruto seco (123 gramas) foi fracionado com solventes orgânicos obedecendo a seguinte ordem: hexano, clorofórmio, éter etílico, acetato de etila. A fração clorofórmica (2,4 gramas), foi submetida à técnica de eluição por cromatografia em coluna,
utilizando-se sílica kieselgel 0,2-0,5mm, as amostras extraídas foram identificadas em cromatografia em cromatofolhas AL TLC Silicagel 60 F254 merck. Dentro das alíquotas eluídas foi observado, através de comparação com amostra anteriormente identificada,
a presença de plumericina A, uma substância anteriormente isolada1 com elevada atividade
antimicrobiana e centros estereogênicos não totalmente esclarecidos.
Foram realizados testes antimicrobiológicos pelo método de difusão em meio sólido2 com as frações do extrato etanólico bruto, e com amostras obtidas da fração clorofórmica através da cromatografia em coluna e cromatografia em camada fina. Nos testes antimicrobianos observou-se um halo de 9 mm na amostra da fração hexânica frente a Candida albicans. Um halo de 9 mm na fração clorofórmica frente a C. albicans e Klebsiella pneumoniae, e um halo de 8 mm na fração etérea frente a C. albicans. A eficiência foi comparada com o antibiótico cefalotina que apresentou um halo entre 17-41 mm.
Observou-se também a atividade antimicrobiana nas amostras extraídas da fração clorofórmica frente a Bacillus subitilis e a Staphilococcus aureus, nesse teste foi utilizado o antibiótico oxacilina que apresentou um halo entre 18-21 mm, em ambas as amostras foram identificadas a presença da plumericina A.
Conclusões
Os resultados obtidos nos testes antimicrobiológicos realizados com os extratos e as rações obtidos da Himathantus Sucuuba, assim como a identificação da presença de metabólitos com atividade antimicrobiana sugerem a continuação dotrabalho a fim de isolá-los e purificá-los para a realização da elucidação estrutural.
Agradecimentos
PIBIC/UFAC
____________________
1Graebner, I.B. Tese de doutorado, UFSM, 2003
2Grove, D. C., and A. W. Randall. Assay methods of antibiotics.

Medical Encyclopedia Inc., New York, 1955.